Aplicação de imagens 3D em neoplasias urológicas: Cada dia mais acessível ao urologista e aos pacientes.
Tema:
URO ONCOLOGIA
Palavras-chave:
Neoplasias urológicas; Reconstrução de órgãos 3D; Planejamento cirúrgico; Tecnologia em Saúde
Formato de apresentação
Pôster Eletrônico (e-poster)
Apesar do crescente uso da plataforma robótica com movimentos precisos e livre de tremores, ainda há a necessidade de um planejamento cirúrgico efetivo, principalmente em casos de neoplasias urológicas atípicas e com alta complexidade. A reconstrução de órgãos em 3D a partir das imagens 2D de tomografias computadorizadas ou ressonâncias do próprio paciente tem sido cada vez mais adotada mundialmente ajudando os cirurgiões no entendimento da anatomia cirúrgica do órgão.
A partir dos arquivos de imagem DICOM do paciente, o urologista, com o auxílio de plataformas e softwares especializados como o 3DSlicer, InnerSight3D ou NeoRenalapp, consegue desenvolver modelos tridimensionais do rim e compartilhar as imagens para estudo anatômico em computadores, smartphones, em ambiente de realidade virtual ou aumentada e ainda com a impressão 3D do órgão.
Vários artigos científicos já demonstram os benefícios dessas reconstruções como: Planejamento cirúrgico alterando a percepção da anatomia, educação e treinamento do cirurgião e aconselhamento e ensino ao paciente. Além disso, há a possibilidade de integração dos modelos 3D com as plataformas robóticas em cirurgias em realidade aumentada, otimizando a confiança do cirurgião que poderá realizar um procedimento seguro e com precisão.