As contribuições da equipe interdisciplinar para o ambulatório de enurese: um relato de experiência
Tema:
URO PEDIATRIA
Palavras-chave:
Enurese, Interdisciplinar, Criança.
Formato de apresentação
Pôster Eletrônico (e-poster)
INTRODUÇÃO: A enurese é caracterizada como uma disfunção fisiológica em que crianças acima de 5 anos não conseguem ter o controle miccional durante o sono. O projeto por nós realizados no ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora é composta por médico- urologista, enfermeira, fisioterapeuta e psicóloga, além de estudantes da medicina e enfermagem que auxiliam no tratamento das crianças portadoras desta complicação. Trata-se de um cenário que além de afetar principalmente em níveis sociais e psicológicos do paciente, o entorno também é impactado, seja por razões econômicas, fisiológicas, em que vê-se necessário uma técnica de tratamento que analise tanto a enfermidade mas também ajude a criança de maneira completa e transdisciplinar.
OBJETIVO: Descrever a realidade do ambulatório de Enurese do HU/CAS da Universidade Federal de Juiz de Fora e o desempenho da equipe multidisciplinar no tratamento da Enurese.
MATERIAIS E MÉTODOS: As atividades do ambulatório são semanais e abrangem todas as áreas desde o primeiro atendimento. A medida que os exames são avaliados, os tratamentos são direcionados mais precisamente para uma das especialidades do ambulatório. As orientações dadas às crianças e seus cuidadores são coesas e discutidas multidisciplinarmente e isso garante um progresso integrado e o sucesso do tratamento, uma vez que, as intervenções e metodológicas são convergentes.
Resultados: Ao longo do projeto conseguimos atingir resultados satisfatórios. Durante o tratamento conseguimos perceber que as crianças que vêm seguindo a terapia de forma correta estão atingindo avanços sociais, psicológicos e fisiológicos com uma diminuição do número de noites molhadas. Por ser um ambulatório composto por estudantes de diversas áreas têm se alcançado um grande intercâmbio entre professor e aluno elevando a qualidade dos futuros profissionais da saúde.
Conclusão: Percebe-se que utilizando de uma boa escuta e de um bom acolhimento, o trabalho interdisciplinar feito pela equipe em conjunto com paciente e família, atentando às suas necessidades e levando simples orientações conseguimos tratar de maneira eficiente a enurese das crianças.