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As contribuições da equipe interdisciplinar para o ambulatório de enurese: um relato de experiência

Tema:

URO PEDIATRIA

Palavras-chave:

Enurese, Interdisciplinar, Criança.

Formato de apresentação

Pôster Eletrônico (e-poster)

INTRODUÇÃO: A enurese é caracterizada como uma disfunção fisiológica em que crianças acima de 5 anos não conseguem ter o controle miccional durante o sono. O projeto por nós realizados no ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora é composta por médico- urologista, enfermeira, fisioterapeuta e psicóloga, além de estudantes da medicina e enfermagem que auxiliam no tratamento das crianças portadoras desta complicação. Trata-se de um cenário que além de afetar principalmente em níveis sociais e psicológicos do paciente, o entorno também é impactado, seja por razões econômicas, fisiológicas, em que vê-se necessário uma técnica de tratamento que analise tanto a enfermidade mas também ajude a criança de maneira completa e transdisciplinar.
OBJETIVO: Descrever a realidade do ambulatório de Enurese do HU/CAS da Universidade Federal de Juiz de Fora e o desempenho da equipe multidisciplinar no tratamento da Enurese.
MATERIAIS E MÉTODOS: As atividades do ambulatório são semanais e abrangem todas as áreas desde o primeiro atendimento. A medida que os exames são avaliados, os tratamentos são direcionados mais precisamente para uma das especialidades do ambulatório. As orientações dadas às crianças e seus cuidadores são coesas e discutidas multidisciplinarmente e isso garante um progresso integrado e o sucesso do tratamento, uma vez que, as intervenções e metodológicas são convergentes.
Resultados: Ao longo do projeto conseguimos atingir resultados satisfatórios. Durante o tratamento conseguimos perceber que as crianças que vêm seguindo a terapia de forma correta estão atingindo avanços sociais, psicológicos e fisiológicos com uma diminuição do número de noites molhadas. Por ser um ambulatório composto por estudantes de diversas áreas têm se alcançado um grande intercâmbio entre professor e aluno elevando a qualidade dos futuros profissionais da saúde.
Conclusão: Percebe-se que utilizando de uma boa escuta e de um bom acolhimento, o trabalho interdisciplinar feito pela equipe em conjunto com paciente e família, atentando às suas necessidades e levando simples orientações conseguimos tratar de maneira eficiente a enurese das crianças.

FICHA DE AVALIAÇAO ON LINE

NOTA - QUALIDADE - PARÂMETROS

10

Excepcional

Conceito e resultados originais fornecendo resultados e achados relevantes ou inéditos

09

Excelente

Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porem já conhecidos, mas muito bem apresentados.

08

Muito bom

Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porem já conhecidos, mas muito bem apresentados.

07

Bom

Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porem já conhecidos, mas muito bem apresentados.

06

Mediano

Resultados bem conhecidos, repetitivos e ou apresentados de maneira inadequada ou pobre.

05

Fraco

Resultados bem conhecidos, repetitivos e ou apresentados de maneira inadequada ou pobre.

04

Ruim

Resumo e resultados ruins em fundamento, objetivos, métodos e ou conclusão.

03

Muito Ruim

Resumo e resultados ruins em fundamento, objetivos, métodos e ou conclusão.

02

Rejeitado

Série repetida, fragmentada a partir de uma maior ou sem o seguimento da formatação eletrônica obrigatória.

01

Não deveria ter sido submetido

Série repetida, fragmentada a partir de uma maior ou sem o seguimento da formatação eletrônica obrigatória.

O trabalho deve ser:

Avaliação enviada!

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