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O USO DO DIÁRIO MICCIONAL NO AMBULATÓRIO DE ENURESE E DISFUNÇÃO DO TRATO URINÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Tema:

URO PEDIATRIA

Palavras-chave:

Enurese, Diário Miccional, Criança

Formato de apresentação

Pôster Eletrônico (e-poster)

INTRODUÇÃO: O diário miccional é um exame de baixo custo, humanizado e valiosíssimo em informações definidoras para o tratamento de enurese e com disfunção do trato urinário inferior (DTUI). É uma ferramenta importante pois permite traçar o perfil da função vesical e o que melhor reproduz os hábitos miccionais. No projeto de extensão “Atenção às crianças portadoras de enurese noturna” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – a equipe multidisciplinar delega à enfermeira e acadêmicos de enfermagem a orientação e avaliação dos diários miccionais. OBJETIVO: Apresentar as contribuições do uso do diário miccional no tratamento e acompanhamento de casos de Enurese no ambulatório de Enurese/DTUI da UFJF. MATERIAIS E MÉTODOS: As demandas do ambulatório são atendidas de maneira programada em que sucedem semanalmente no HU/CAS através de consultas com uma equipe multidisciplinar composta pela medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia. Dentre os exames que são solicitados na primeira visita ao ambulatório destaca-se o diário miccional. Este é realizado em casa em que a família registra durante três dias (segundo protocolo do serviço) a relação de líquido ingerido e quantidade de urina eliminada pela criança e o quantitativo de noites secas e molhadas. Nesse sentido, o enfermeiro, membro da equipe interdisciplinar composta por médicos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros, é o profissional primordialmente capacitado para apresentar esse instrumento ao paciente e ao cuidador/família ressaltando sua importância, esclarecendo o porquê de sua solicitação, sensibilizando-os quanto à necessidade da fidedignidade das informações e sua conformidade, bem como tentando incluir tal instrumento de medida no dia-a-dia do paciente, cuidador e família. RESULTADOS: A implementação do diário miccional no Ambulatório de Enurese do HU/CAS da UFJF traz muitos benefícios para o tratamentos das crianças por se tratar de um modelo de baixo custo e alta aplicabilidade. Nota-se que a equipe de enfermagem orientando crianças e cuidadores sobre os métodos e a relevância do diário leva a exames com menos erros e mais facilidade em passar por todo o processo. Com os diários devidamente preenchidos os tratamentos têm diagnósticos mais coesos e os atendimentos seguem realizando orientações para a condução e acompanhamento do tratamento a ser determinado. Para a equipe multidisciplinar o manejo dos diários pela enfermagem permite um processo humanizado e de integração familiar levando ao sucesso nas terapêuticas. CONCLUSÕES: O tratamento da enurese ganha com a adesão dos diários miccionais por garantir a eficácia de seus dados e permitir uma abordagem ativa com as crianças e familiares que, devidamente orientados pela equipe, conseguem êxito na prática do exame o que leva a mais tratamentos com sucesso.

FICHA DE AVALIAÇAO ON LINE

NOTA - QUALIDADE - PARÂMETROS

10

Excepcional

Conceito e resultados originais fornecendo resultados e achados relevantes ou inéditos

09

Excelente

Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porem já conhecidos, mas muito bem apresentados.

08

Muito bom

Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porem já conhecidos, mas muito bem apresentados.

07

Bom

Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porem já conhecidos, mas muito bem apresentados.

06

Mediano

Resultados bem conhecidos, repetitivos e ou apresentados de maneira inadequada ou pobre.

05

Fraco

Resultados bem conhecidos, repetitivos e ou apresentados de maneira inadequada ou pobre.

04

Ruim

Resumo e resultados ruins em fundamento, objetivos, métodos e ou conclusão.

03

Muito Ruim

Resumo e resultados ruins em fundamento, objetivos, métodos e ou conclusão.

02

Rejeitado

Série repetida, fragmentada a partir de uma maior ou sem o seguimento da formatação eletrônica obrigatória.

01

Não deveria ter sido submetido

Série repetida, fragmentada a partir de uma maior ou sem o seguimento da formatação eletrônica obrigatória.

O trabalho deve ser:

Avaliação enviada!

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