RELATO DE CASO: NEFRECTOMIA PARCIAL ROBÓTICA EM TUMOR TOTALMENTE ENDOFÍTICO SEM USO DE ULTRASSOM INTRA-OPERATÓRIO
Tema:
URO ONCOLOGIA
Palavras-chave:
Nefrectomia, Nefrectomia parcial, Nefrectomia parcial robótica
Formato de apresentação
Apresentação Oral
INTRODUÇÃO
O carcinoma de células renais (CCR) é o tumor mais comum do rim, correspondendo a 3% do total das neoplasias na população geral, e é responsável por 85% dos tumores do rim. Tumores renais com tamanho superior a 4 cm (4 a 7 cm) podem ser tentada a nefrectomia parcial como uma opção com resultados de controle oncológico similares à abordagem radical, e com a vantagem de ser poupadora de néfrons. Apenas as dimensões tumorais não devem ser uma limitação para a realização de nefrectomia parcial, sendo mais desafiadoras em tumores maiores de quatro centímetros e com componente endofítico. O uso de plataformas robóticas tem possibilitado a ressecção de massas renais maiores e em localizações desafiadoras com bom resultado oncológico, menos dor pós operatória e menor tempo e hospitalização. Cada vez mais um marcador de qualidade e sucesso no tratamento dessa patologia.
RELATO DE CASO
Paciente STBB, sexo feminino, 61 anos, obesa, hipertensa, história prévia de cesarena e colecistectomia. Identificado em tomografia de abdome com reconstrução 3D, massa sólida renal direita totalmente endofítica em terço médio, tocando sistema coletor, com 4 cm. Distando 8,4 cm do polo superior e 9,3 cm do polo inferior e presença de uma artéria renal principal e outra em polo inferior. Doente foi submetida a nefrectomia parcial robótica, com tempo de cirurgia total de 150 minutos e tempo de isquemia quente de 26 minutos, com clampeamento seletivo apenas das artérias renais. Utilizado régua marcadora no intraoperatório para melhor localização do local de ressecção. Após retirada da lesão intra renal foi realizado rafia do leito em dois planos com Caprofil 3.0 e 2.0 travados com Hem-O-Lok, além de posicionar Surgicel para melhora hemostasia.
O intra e pós operatório transcorreram sem intercorrência, tempo de internação de dois dias. Resultado de anatomopatológico evidenciou Carcinoma de células renais tipo células claras, grau 2 de Fuhrman e margens livres (pT1a)
DISCUSSÃO
O sistema robótico oferece, entre outras vantagens, a visão 3D com noção da profundidade e com 7 ângulos de movimento permitindo uma sutura mais delicada e precisa com pouca manipulação tecidual. A qualidade da rafia renal permite o controle rápido e eficaz da hemorragia pós-excisional, contribuindo para pequena perda sanguínea e menor tempo de isquemia. Esta vantagem pode permitir uma curva de aprendizagem mais rápida a cirurgiões inexperientes. A nefrectomia parcial robótica permite executar cirurgia poupadora de néfrons em tumores de maiores dimensões, centrais, endofíticos e complexos. Com resultados oncológicos similares à via aberta ou laparoscópica, com menor hemorragia, dor e tempo de internação comparativamente à via aberta.