Robot Assisted Inguinal Lymphadenectomy - Case Report
Tema:
URO ONCOLOGIA
Palavras-chave:
Linfadenectomia inguinal, cirurgia robótica, tumor de pênis
Formato de apresentação
Apresentação Oral
INTRODUÇÃO
O envolvimento linfonodal locorregional é o principal fator prognóstico em pacientes com câncer de pênis, e a linfadenectomia inguinal é o padrão de intervenção para fins diagnósticos e terapêuticos. Descrevemos a linfadenectomia inguinal radical bilateral robótica sem reposicionamento do robô em um paciente com carcinoma peniano invasivo e linfonodos clinicamente negativos.
PACIENTES E PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
Um homem de 54 anos com história de balanopostite recorrente foi diagnosticado com câncer de pênis (TNM: T2 N 0 M 0) e foi submetido à glandectomia com margens cirúrgicas livres. Posteriormente, realizamos linfadenectomia inguinal bilateral assistida por robô. Linfonodos inguinais superficiais (acima da fáscia lata) e profundos, acessados após a abertura da fáscia lata, foram removidos.
RESULTADOS
O procedimento foi possível através da plataforma robótica com preservação da veia safena sem conversão. O tempo cirúrgico total foi de 225 minutos, perda sanguínea total de 20 ml e dois dias de internação. Oito linfonodos foram retirados de cada região inguinal, todos negativos para neoplasia. O período de drenagem foi de cinco dias em ambos os lados. O paciente evoluiu com linfocele infectada bilateralmente, necessitando de punção e antibioticoterapia, sem recidiva. Não foram relatadas outras complicações.
CONCLUSÃO
A linfadenectomia inguinal radical robótica em paciente com câncer de pênis invasivo permitiu redução da morbidade perioperatória e pós-operatória com perda sanguínea insignificante, preservação da veia safena e permanência do dreno por cinco dias. É uma modalidade segura, com resultados oncológicos satisfatórios e redução de eventos adversos.